Você usa ia para apoiar a sua produção de conteúdo?
Você está usando IA para apoiar a sua produção de conteúdo? “Apoiar” não significa deixar a IA produzir todo o conteúdo para você. Apesar de ser uma ferramenta promissora para muitas áreas, a IA ainda não consegue trazer uma experiência confiável e pode até errar na resposta.
Por que essas falhas acontecem? Porque a IA ainda não tem a capacidade de discernir entre verdade e ficção. Ou seja, ela pode aprender que algumas combinações de palavras são muito mais comuns do que outras, mas não entende o significado por trás delas. Isso significa que modelos de IA generativa, como o ChatGPT, Copilot e Gemini, podem gerar respostas que são factualmente incorretas, mas que podem parecer plausíveis.
Dito isso, até postei recentemente um Reels no Instagram, TikTok e YouTube sobre por que ainda não usar o GPT para montar um roteiro de viagens. Deixo o link aqui para quem quiser conferir os motivos adicionais: https://www.instagram.com/p/C3-Hbuyua3H/
Por que eu então usaria uma ferramenta dessas?
Aqui eu estou falando de ganho de produtividade. A IA atualmente funciona para mim como um estagiário, onde o trabalho que ela realiza precisa ser supervisionado, validado e complementado com a sua percepção e a sua voz. A palavra chave no uso da IA está na curadoria de conteúdo que é feita antes da publicação do conteúdo.
E já que você não usa a IA para criar um conteúdo por inteiro, para que você a utilizaria? Qual seria o trabalho desse estagiário?
– Planejamento do conteúdo
– Criação de meta description SEO
– Análise de dados
– Brainstorm de ideias
– Criação de briefing para redator
– Resumos
– Criação de conteúdo de redes sociais: legenda de foto estática
– Criação de conteúdo de redes sociais: narração e roteiro de vídeo
– Criação de conteúdo de redes sociais: roteiro do vídeo
– Criação de memes
– Saber das últimas notícias do Brasil relacionadas a entretenimento / últimas notícias do Brasil relacionadas ao Rio de Janeiro / últimas notícias do Brasil relacionadas a viagem compiladas em um unico lugar (essas servem para as ferramentas que estão conectadas a interne).
Blogueiros deixaram de escrever pra humanos e escrevem agora para os robôs do Google
Uma fala bem comum do mercado é: “Deixou-se de escrever para os leitores e colocou-se o SEO e algoritmos das redes sociais no foco das atenções”… E todo mundo (ou boa parte dos blogueiros) se adaptou a isso. Ou seja, quem não escreveu (de certa forma) para ser encontrado por robôs, não era encontrado. E quem não era encontrado, não vendia. E quem não vendia, não lucrava e, um blog era mais um diário, não um veículo ou um negócio rentável.
Infelizmente, apesar de escrever “no nosso terreno”, no nosso site, o Google ainda é o grande responsável pela distribuição desse conteúdo, e a gente depende dele para ser encontrado. Então, acabamos, de certo modo, nos adaptando às regras deles para ser visto, assim como quando produzimos um conteúdo para o Reels e também seguimos as regras para aparecer mais.
Sobre ChatGPT (OpenAI) x Gemini (Google)
E a própria adaptação do Google ao mercado de IA. Quem acompanha as últimas atualizações de IA percebe que o Gemini ainda está bem atrás da tecnologia da OpenAI. Isso significa que o Google está feliz com essa mudança e com essa concorrência podendo mexer em bilhões de dólares da empresa? Não.
Lembrando que com o Google Ads (o Google ganha pelo lado dos anunciantes) e com o Google AdSense (o Google lucra colocando banners em nossos próprios sites). Mas o próprio gigante viu que estava perdendo parcela de share e logo tratou de lançar uma ferramenta para acompanhar a evolução. O grande problema aqui (para o Google) é que a tecnologia dele ainda está atrasada em relação à tecnologia da OpenAI, visto que cada vez que o Google lança alguma novidade relacionada a IA generativa, a OpenAI vai lá e lança uma nova notícia ainda mais surpreendente 1 ou 3 dias depois (vide o caso do Gemini Pro x Sora). E se até o nosso querido Google está se adaptando, nós vamos ficar estacionados no mesmo lugar?
O mercado de Ia vai acabar com o modelo de negócio dos blogs?
Será que novamente não será a hora de nos adaptarmos? Acompanhar a evolução e ver como ela pode nos ajudar e não remar contra a maré? Acho que o grande dilema aqui é como a máquina de escrever e o computador (desculpa, eu sou millennial), mas valia ainda a pena aprender e fazer cursos sobre a máquina de escrever quando o computador foi lançado?
Acompanhar a evolução tecnológica é crucial para o sucesso profissional! Em vez de remar contra a maré, devemos aproveitar as oportunidades que a tecnologia oferece para aprimorar nossas habilidades e aumentar nossa produtividade e não viver na era dos dinossauros.